1.3.06

A questão do crochet


Muita gente tem me perguntado se os quadradinhos podem ser de crochet. Pois bem: em se tratando de um projeto filantrópico, democrático, de livre associação, cujo intuito é conseguir o maior número possível de mantas, é claro que sim. Podem ser feitos de crochet! Mas eu faço aqui uma observação: existem alguns pontos no crochet (não sei o nome porque não sei fazer) que produzem um resultado visual lindíssimo, mas ficam muito vazados, ou seja, com muitos "buracos". E existem outros que ficam fechadinhos, assim como no tricô (vejam a diferença na foto acima). Então, para que as mantas cumpram o seu papel de aquecer e proteger contra o frio, eu sugiro a quem for fazer em crochet, que os faça mais fechadinhos. Beijos a todos e obrigada pelo apoio.

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi Júnia,


Já estou tricotando os quadradinhos.
Não tenho muita prática nem muito tempo, mas um monte de vontade.
Qual é o endereço para envio?

Parabéns pela iniciativa.

Até,


Rosana
rosana-villela@uol.com.br

Anônimo disse...

Oi Júnia,
Me desculpe, mas vc está errada qto ao crochê, pois embora sua trama seja mais aberta, é bem mais grossa do que a do tricô, usa-se muito mais lã no crochê do que no tricô. Este tipo de quadrado que aparece na foto, é o quadrado padrão para manta de crochê e é usado tanto na Europa como nos EUA. Não creio que o nosso inverno seja mais frio do que o inverno europeu ou americano.
Tem mais, a manta de crochê é muito mais durável. Quem a ganhar, terá uma manta para toda a vida, pois já vi manta feita com estes quadrados que está durando mais do que 60 anos.
Boa sorte na sua empreitada.
Em breve estarei enviando ou quadradinhos que fiz.
Abraços...
Betty

Júnia disse...

Betty, com todo respeito à sua argumentação, me parece óbvio que as tramas que produzem um resultado com aberturas/buracos são mais vulneráveis à passagem do frio e do vento. Tanto que o crochê é mais usado para blusas de verão e as de inverno, em sua grande maioria, são de tricô. Mas ressalto que todos os quadrados que recebermos, tanto de tricô quanto de crochet, serão muito importantes para a realização do projeto. Um abraço.

Anônimo disse...

Júnia,
Veja de onde são provenientes as campanhas de tricô - crochê solidário (neste até a medida dos quadrados é a mesma dos quadrados que vc pede, bem como é o mesmo que as "Tricoteiras de Sampa" pediam):
http://www.blankets4canada.ca/ss.htm
Este é um site dentre muitos, aqui uma lista geral para consulta:
http://www.dotdigital.com/sewingcharity/alphabetical.html
Um abraço,
Betty

Júnia disse...

Betty,
O importante é a nossa intenção e a concretização do projeto,não é mesmo? Um abraço.

Anônimo disse...

Hallo I absolutely adore your site. You have beautiful graphics I have ever seen.
»